Bem-vindos ao espaço do Professor!
Este espaço servirá para a realização das formações EAD e também para dicas de atividades. Se quiserem postar algo novo, alguma atividade ou informação favor encaminhar ao e-mail do SOE ou SSE e disponibilizaremos no blog.
21/04/2013
SUGESTÕES
DE SITES PARA BUSCA DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
ENSINO FUNDAMENTAL
http://edu.glogster.com/ possibilita a criação de pôsteres virtuais
interativos, página é em inglês. Permite a associação de uso entre texto,
imagem, áudio e vídeo. Pode ser utilizado em todas as disciplinas.
http://www.youblisher.com/ Ferramenta para gerar livros digitais. Os alunos podem utilizar a seu modo para a criação de estórias e outros.
toondoo.com permite que os alunos criem suas próprias histórias em quadrinhos.
http://flashpageflip.com/ possibilita a criação de revista digital com inserção de texto, imagens e sons.
http://www.wikia.com/Wikia permite a escrita colaborativa, a partir de um texto inicial postado pelo professor. A ferramenta ainda possibilita ver o que cada aluno escreveu.
http://myudutu.com/myudutu/login.aspx possibilita a criar e organizar uma sequência de aulas. É um editor e publicador de cursos online. O material elaborado pode ser gravado em CD.
abr.io/eugenio é utilizado no atendimento educacional especializado (AEE) completa palavras do banco de dados, sem que seja necessário digitar tudo.Utilizado no aprendizado de leitura e escrita.
nvda-project.org (AEE) esta ferramenta lê o ocorre na tela a partir do movimento do mouse, indicado para deficientes visuais.
abr.io/saci1 (AEE) leitor de tela, para DV's, pessoas com dislexia e outros.
abr.io/saci2 (AEE) pacote de recursos para pessoas com dificuldades motoras.
abr.io/motrix (AEE) para pessoas com deficiências motoras, permite o acesso ao computador por comando de voz.
http://sitededicas.uol.com.br/software.htm um software educativo online,
contendo inúmeras possibilidades: desenvolver o gosto pela leitura; testes de
autoavaliação; jogos; desafio da
memoria.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br>
aulas bem diversificadas e prontas, em ed. infantil, ens. fundamental e médio.
http://www.netdownloads.com.br/Listagem/102/1/software-educativo.html>;
Com vários dowloads para baixar focando assuntos diversos: com destaque para o
LEGO.
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
http://www.storyjumper.com/ - É um recurso disponível na Web para as crianças, de modo especial para o
ensino fundamental I, onde as crianças podem elaborar seus próprios livros. Com
esse recurso é possível construir a capa, escrever texto, ilustrar cada página
com os desenhos disponíveis na ferramenta ou procurar desenhos feitos pelas
crianças e adicioná-los na história.
http://www.alzirazulmira.com criado e ilustrado por Kiki Hamann, brasileira que vive nos
EUA. Alzira Zulmira vem a ser o nome da personagem e da dona oficial do site. O
site é constituído de brincadeiras, charadinhas e adivinhas, ilusão de ótica,
trava língua, brincadeiras de antigamente (amarelinha, chicotinho queimado,
cabra cega, passa anel, três marias) e histórias. Uma boa pedida para nossa
meninada, além do que o site é bem colorido e chama a atenção. Visite-o é um
convite! As Verdades Verdadeiras de Alzira Zulmira lhe aguardam!
www.cambito.com.br O site, de ambiente bem
chamativo e interessante, simula uma favela, seus moradores e alguns dos temas
e discussões relevantes para a sociedade. Não esqueça você terá que subir o
morro para encontrar as diversas atividades apresentadas, dentre elas, na parte
de construir brinquedos, ensina-se como construí-los. No link da arte você
poderá desenhar, colorir, criar e inclusive grafitar. Outros temas que você
poderá trabalhar nesse site: Dengue, Pintando no Pedaço (Regiões do Brasil),
Jogo do sistema Solar, Dica de economia, Ciclo da água, Aprenda brincando
(quanto vive o lixo que você joga fora) e muitas outras atividades....Suba o
morro, sem medo, e você verá!!!
MATEMÁTICA
- Site do Edumatec:
- Site do Edumatec:
www.edumatec.mat.ufrgs.br/softwares/softwares_index.php
- Site do Profº Cardy
- Site do Profº Cardy
http://www.profcardy.com/downloads/
-Site do baixaki
-Site do baixaki
http://www.baixaki.com.br/categorias/403-matematica.htm
-Site portal matemático
-Site portal matemático
http://portalmatematico.com/progdownload.shtml
-Site Só Matemática
-Site Só Matemática
http://www.ojogos.com.br/search.html?search=jogos+de+matematica
existem vários jogos de Matemática e além desses possui jogos de lógica, tabuleiro e jogos de todas as outras disciplinas.
existem vários jogos de Matemática e além desses possui jogos de lógica, tabuleiro e jogos de todas as outras disciplinas.
http://www.jogosdematematica.net/tabuada-de-multiplicar.html que trabalha a tabuada de forma
simples e diferente da maioria dos jogos que encontramos na internet.
http://jogos360.uol.com.br/matematica/ também possui vários jogos online e alguns
que podem ser baixados no computador. Existem alguns que trabalham mais de uma
disciplina.
GEOGRAFIA
http://jogos360.uol.com.br/educacao_ambiental/
voltado para o ensino fundamental sobre educação ambiental"
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=588
quebra-cabeça de mapas (Brasil e Mundo)
http://www.estudamos.com.br/geografia_quiz/
perguntas e respostas de geografia para todas as idades
http://jogos360.uol.com.br/educacao_ambiental/
voltado para o ensino fundamental sobre educação ambiental"
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=588
quebra-cabeça de mapas (Brasil e Mundo)
http://www.estudamos.com.br/geografia_quiz/
perguntas e respostas de geografia para todas as idades
LÍNGUA INGLESA
educacao.uol.com.br/disciplinas/inglês
http://www.ego4u.com/en/ - nele são encontrados diversos jogos e
testes online.
http://www.learn-english-online.org/ - aqui tem material de apoio para o
professor e atividades que podem ser utilizadas em aula.
http://www.englishexercises.org/ - contém exercícios de língua inglesa.
http://www.englishforeveryone.org/ - um site bem legal, com explicações e
atividades simples.
http://www.esl-galaxy.com/ - este traz tópicos gramaticais e
atividades que podem ser desenvolvidas em aula.
http://www.eslbase.com/ - site bem completo, com exercícios e explicações de conteúdos.
ARTES
http://casthalia.com.br/index_por.html jogo em formato RPG que propicia um passeio pela história da arte.
http://casthalia.com.br/index_por.html jogo em formato RPG que propicia um passeio pela história da arte.
http://www.googleartproject.com/ permite a visita virtual aos principais museus do mundo.
HISTÓRIA
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/triade/index.htm jogo que possibilita uma viagem pelo século 17 durante o período da Revolução Francesa.
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/triade/index.htm jogo que possibilita uma viagem pelo século 17 durante o período da Revolução Francesa.
LÍNGUA PORTUGUESA
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php
onde podemos trabalhar com nossos alunos nas aulas de Língua Portuguesa: fonologia, morfologia, semântica e sintaxe, por possuir vários exercícios com pequenas explicações sobre as respostas e também jogos no qual o aluno aprende de um jeito bem divertido fazendo com que seu aprendizado seja absorvido com total compreensão dos conteúdos.
www.ludotech.eu/jogos-por-assunto/ onde os alunos podem exercitar seus conhecimentos “jogando” de uma forma bem descontraída e divertida, podendo sempre que necessário repetir os exercícios. O Ludo Tech possui também outros jogos didáticos que não estão voltados só para a área de Língua Portuguesa.
onde podemos trabalhar com nossos alunos nas aulas de Língua Portuguesa: fonologia, morfologia, semântica e sintaxe, por possuir vários exercícios com pequenas explicações sobre as respostas e também jogos no qual o aluno aprende de um jeito bem divertido fazendo com que seu aprendizado seja absorvido com total compreensão dos conteúdos.
www.ludotech.eu/jogos-por-assunto/ onde os alunos podem exercitar seus conhecimentos “jogando” de uma forma bem descontraída e divertida, podendo sempre que necessário repetir os exercícios. O Ludo Tech possui também outros jogos didáticos que não estão voltados só para a área de Língua Portuguesa.
http://oaeducopedia.blogspot.com.br/ é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais onde os professores e alunos podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática em diversas áreas do conhecimento.
CIÊNCIAS
Um
objeto para trabalhar o sistema reprodutor neste espaço:<http://www.programaviverdigital.com.br/ExecSWF/ExecSWF.aspx?nome=Arquivos/CONTEUDOS/EduBar/VD/2/SistemaReprodutor>
FORMAÇÃO
PROJETO 250 ANOS DE GRAVATAÍ
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PREFEITO JOSÉ
LINCK
SERVIÇO DE SUPERVISÃO ESCOLAR
PROJETO DA ESCOLA - PRIMEIRO SEMESTRE 2013
TÍTULO: 250 ANOS DE
GRAVATAÍ
JUSTIFICATIVA:
“Juntos, cuidamos da
cidade. Juntos, fazemos um novo futuro.”
O que faço na Escola para cuidar da
minha cidade?
O que faço na Escola para melhorar
minha vida?
O que sei da minha cidade?
Como vejo o meu bairro na cidade de
Gravataí?
O que mais gosto na minha cidade?
OBJETIVO GERAL:
Conhecer e
valorizar a cidade de Gravataí.
ATIVIDADES: Descrição das atividades a serem desenvolvidas.
ATIVIDADES: Descrição das atividades a serem desenvolvidas.
PROFESSORAS
E PROFESSORES
A Escola desenvolverá dois projetos em 2013, um em cada
semestre.
No primeiro semestre o Projeto será sobre os 250 anos de
Gravataí.
Este assunto será trabalhado com os alunos em todas as turmas
e disciplinas.
Para isto está anexado neste blog o esqueleto do Projeto que
cada professor/a deve completar e postar até o dia 25 de abril.
Faremos a culminância do projeto dia 12 de julho manhã e
tarde.
Este projeto deverá fazer parte do Plano de Estudos do 1º e
2º trimestre e registrado nos cadernos de chamada.
Solicitamos que todas as atividades, dentro do possível,
sejam filmadas e/ou fotografadas para colocarmos em nossos relatórios, blog e
facebook.
Equipe diretiva
OBSERVAÇÃO: Favor postarem seus comentários e sugestões diretamente no blog.
Pedimos também que encaminhem suas dúvidas ou sugestões sobre educação inclusiva no blog, para que possamos nortear o trabalho a ser desenvolvido sobre esta proposta.
O prazo para postagem é até 25/04/2013.
Muito rico e interessante as dicas doos sites .
ResponderExcluirTrabalhos desenvolvidos na semana do aniversário de Gravataí:
ResponderExcluirHistória do nome Gravataí,recorte e colagem da flor símbolo do município;;
Comentários das primeiras pessoas do município, origem dos primeiros povodos;
Criar cartazes sobre Gravataí antigamente e atualmente;
Acróstico com a palavra Gravataí, palavras cruzadas,desenhos sobre Gravataí,
Apresentar o mapa do município, seus limites, suas comunidades,o hino de Gravataí.
Lúcia de Ávila Soares via e-mail SOE
Prezados colegas!
ResponderExcluirEm caso de dúvida, a tarefa consiste em explicitar o que já trabalharam e o que será trabalho sobre os 250 anos de Gravataí. Lembrando que este é o projeto do 1º semestre e que a culminância será dia 12/07/2013, com apresentação dos trabalhos.
Devem portanto relacionar estas atividades e postá-las aqui mesmo, no blog, no espaço ADICIONAR COMENTÁRIO, a tarefa estará cumprida. Qualquer outra dúvida podem encaminhar para meu e-mail pessoal. Abraço.
ATIVIDADES:
ResponderExcluir6º ano
Língua Inglesa (professora Leide Macuglia)
Gravataí, it’s nice to meet you.
Vocabulary – Places of the city
Grammar – Verb To Be
Trabalhar os pontos turísticos de Gravataí, como a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, Colégio Dom Feliciano, o Prédio da Prefeitura Municipal, Capela Santa Cruz, o Museu Municipal Agostinho, o Casarão dos Fonseca e o Casarão dos Bina.
Apresentar esses pontos turísticos através de imagens e vídeos do youtube.
Contar a história, a origem e os locais onde esses pontos turísticos se encontram.
Após, trabalhar o vocabulário em inglês destes locais, aplicando-os em frases.
Avaliação: Fazer um desenho e escrever uma frase em inglês do ponto turístico que mais gostou, usando o “Verb To Be”.
ATIVIDADES:
ResponderExcluir7º ano
Língua Inglesa (professora Leide Macuglia)
Gravataí, it’s nice to meet you.
Vocabulary – Places of the city
Grammar – There To Be / Prepositions of Place
Trabalhar os pontos turísticos de Gravataí, como a Igreja Matriz Nossa Senhoras dos Anjos, Colégio Dom Feliciano, o Prédio da Prefeitura Municipal, Capela Santa Cruz, o Museu Municipal Agostinho, o Casarão dos Fonseca e o Casarão dos Bina.
Apresentar esses pontos turísticos através de imagens e vídeos do youtube.
Contar a história, a origem e os locais onde esses pontos turísticos se encontram.
Após, trabalhar o vocabulário em inglês destes pontos turísticos, indicando o local onde se encontram, utilizando as preposições de lugar.
Avaliação: Escolher um ponto turístico e montar uma maquete, indicando o local em que ele se encontra através de frases em inglês, usando o “There To Be” e “Prepositions of Place”.
ATIVIDADES:
ResponderExcluir8ª série
Língua Inglesa (professora Leide Macuglia)
Gravataí, it’s nice to meet you.
Vocabulary – Places of the city
Grammar – Simple Past
Trabalhar os pontos turísticos de Gravataí, como a Igreja Matriz Nossa Senhoras dos Anjos, Colégio Dom Feliciano, o Prédio da Prefeitura Municipal, Capela Santa Cruz, o Museu Municipal Agostinho, o Casarão dos Fonseca e o Casarão dos Bina.
Apresentar esses pontos turísticos através de imagens e vídeos do youtube.
Contar a história, a origem e os locais onde esses pontos turísticos se encontram.
Após, trabalhar textos em inglês sobre a história de cada ponto turístico.
Avaliação: Escolher um ponto turístico e montar um texto resumido sobre sua história, usando “Simple Past”.
Projeto 250 ANOS DE GRAVATAÍ
ResponderExcluirProfessora: Rafaella Espindola
Turma 42 Turno : TARDE
Objetivo geral : Valorizar a cultura local,criando relações de identidade com a cidade morada.
O propósito maior de nossas aulas é tornar o tema "250 DE GRAVATAÍ" o mais interessante possível ,dando aos educandos a oportunidade de explorar, refletir,criticar diariamente sobre diferentes temas tratados.
Irei explorar principalmente a expressão e a oralidade , com textos diversos,trabalhando : Os primeiros habitantes da região( índios), a localização de Gravataí ( País , Estado , município e bairro ) , a importância do Rio Gravataí , os pontos turísticos , as cidades vizinhas ,entre outros.
Atividades : Dinâmicas das frases ( o aluno deve responder se a frase é verdadeira ou falsa) ,localização no mapa do Rio Grande do Sul , ditados diversificados ( mudo, relâmpago, com imagens) , decifrar cartas enigmáticas , hora do conto ( AGUAPOWERS EM : A SALVAÇÃO DO GARRAZ! Marcio Rampi, A lenda da fonte do forno). O lixo: competição entre equipes para recolher o lixo pela escola , jogo de tabuleiro , tempo de decomposição. Trasformações nas paisagens : Gravataí antigamente e atualmente (cartaz). Zona rural e zona urbana , jogo de trilha no livro didático,produção textual. Para celebrar o dia do aniversário confeccionamos um cartão gigante ,onde todos os alunos escreveram um recadinho para sua cidade.
Outras atividades: Entrevista no bairro , o que eu mais gosto na minha cidade, o que eu gostaria que tivesse em Gravataí, um lugar legal para visitar na cidade, o hino da cidade , a população , pratos da região , taxas de criminalidade , os lugares que eu conheço , o esporte ( Cerâmica Atlético Clube ) , nome da cidade .
RAFAELLA ESPÍNDOLA via e-mail SOE
Atividades trabalhadas na semana do aniversário de Gravataí e a serem trabahadas no decorrer do Projeto: "250 Anos de Gravataí.
ResponderExcluir* História do nome de Gravataí.
* Motivos para viver aqui na cidade
- Fotos com depoimentos.
- Cartazes.
* Pontos turísticos da cidade.
- Fotos.
- Passeios.
* Desenhos, maquetes da cidade, bairro e comunidade.
* Acróstico da palavra: Gravataí.
* Leitura de reportagens da cidade.
* Separe as sílabas e classifique (palavras referentes a cidade).
* Descubra a palavra (sílaba embaralhada)
* Mapa do município, seus limites e suas comunidades, bairros.
* Hino de Gravataí, Rio Grandense e Nacional.
* Filmes.
* Fotos.
* Postagens.
* Bandeiras.
* Poderes governamentais (Prefeito, vereadores).
* A importância do voto.
* Produtos Cultivados.
* Industrias.
* Escolas municipais e estaduais do município.
* Atividades esportivas do município.
* Teatro.
* Datas comemorativas.
* Meios de transporte.
* Centros de lazer do município.
ELIZETE GUIMARÃES
Turma 31 - 3º ano- Turno Manhã
ResponderExcluirProfessora Micheli
Pelos 250 anos do Município de Gravataí:
*Conhecemos um pouco da sua história;
* Povo nativo e imigrante;
* Transformações das paisagens;
* Sua localização no mapa;
*Noção de bairro, município, estado e país;
* Pontos turísticos.
Foram realizadas atividades com desenhos e produção escrita, percebendo o que mais gostam no município e o que desejam que possa melhorar. Assim cada aluno expressou de forma espontânea o que conhece do seu município e cada um problematizou o que, ao seu olhar, merece ser priorizado pelas autoridades municipais para que possa melhorar no município. Além dessas atividades, demais com observação de imagens dos pontos turísticos através de slides, significado do nome do município e de alguns bairros mais conhecidos através de produção textual, relação do nome da escola com a história do município, interpretação do hino, atividades com palavras deste, pesquisando significados no dicionário, separação de sílabas, destaque das palavras com R de diferentes sons(o que estávamos estudando no momento), observação da diversidade de etnias em sala de aula buscando na história o seu sentido, cálculo matemático sobre o ano de surgimento do município.
MICHELI RAMOS via e-mail SOE
IMPORTANTE!
ResponderExcluirContinuem fazendo seus comentários, não estranhem se não entrar na hora, pois como o blog é da escola, é aberto também para postagem dos alunos e portanto passa pela moderação dos administradores para que nenhum conteúdo impróprio seja publicado. Portanto o comentário de vocês fica salvo aguardando a liberação dos administradores do blog. Abraços.
Obrigada a todos que contribuíram com o blog e completaram o projeto "250 anos de Gravataí"
ResponderExcluirPROJETO 250 ANOS DE GRAVATAÍ
ResponderExcluirSÉRIE: 2º ANO
TURMA: 22
PROFESSORA: LENISE RAMOS FERREIRA
OBJETIVOS
• Conhecer a história do município.
• Promover o reconhecimento do espaço em que vivem.
• Trabalhar a localização da escola dentro da cidade.
• Desenvolver o amor, respeito e cuidado com o bairro.
METODOLOGIA
Em comemoração aos 250 anos de Gravataí, estarei realizando um projeto na turma 22 que buscará conhecer um pouco mais o espaço onde vivem, seus pontos turísticos, origem do nome Gravataí, localização através do mapa.
Será construído com eles um reconhecimento do bairro nesta atividade será realizada pesquisa com os familiares, e em sala de aula estaremos construindo gráficos representativos.
Realizaremos uma leitura conjunta do Hino do município e faremos a ilustração do mesmo, como maneira de interpretar o que estamos lendo.
OLA ADOREI ENCONTRAR MEU SITE LINKADO O EBM OLGA RUTZEN 2012 SOU RESPONSAVEL PELO LABORATORIO DE INFORMATICA DA ESCOLA A 7 ANOS E ESTE ANO ESTOU UTILIZANDO UM COM MEU NOME SE VC QUIZER LINKAR... OBRIGADA POR CONSIDERAR MEU TRABALHO UTIL...
ResponderExcluirhttps://sites.google.com/site/profstaisinformaticapedagogica/