PROFESSORES


Bem-vindos ao espaço do Professor!

    Este espaço servirá para a realização das formações EAD e também para dicas de atividades. Se quiserem postar algo novo, alguma atividade ou informação favor encaminhar ao e-mail do SOE ou SSE e disponibilizaremos no blog.



21/04/2013 
SUGESTÕES DE SITES PARA BUSCA DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM


ENSINO FUNDAMENTAL






















http://edu.glogster.com/ possibilita a criação de pôsteres virtuais interativos, página é em inglês. Permite a associação de uso entre texto, imagem, áudio e vídeo. Pode ser utilizado em todas as disciplinas.

http://www.youblisher.com/ Ferramenta para gerar livros digitais. Os alunos podem utilizar a seu modo para a criação de estórias e outros.

toondoo.com permite que os alunos criem suas próprias histórias em quadrinhos.

http://flashpageflip.com/ possibilita a criação de revista digital com inserção de texto, imagens e sons.

http://www.wikia.com/Wikia permite a escrita colaborativa, a partir de um texto inicial postado pelo professor. A ferramenta ainda possibilita ver o que cada aluno escreveu.

http://myudutu.com/myudutu/login.aspx possibilita a criar e organizar uma sequência de aulas. É um editor e publicador de cursos online. O material elaborado pode ser gravado em CD.

abr.io/eugenio é utilizado no atendimento educacional especializado (AEE) completa palavras do banco de dados, sem que seja necessário digitar tudo.Utilizado no aprendizado de leitura e escrita.

nvda-project.org (AEE) esta ferramenta lê o ocorre na tela a partir do movimento do mouse, indicado para deficientes visuais.

abr.io/saci1 (AEE) leitor de tela, para DV's, pessoas com dislexia e outros.

abr.io/saci2 (AEE) pacote de recursos para pessoas com dificuldades motoras.

abr.io/motrix (AEE) para pessoas com deficiências motoras, permite o acesso ao computador por comando de voz.


http://sitededicas.uol.com.br/software.htm  um software educativo online, contendo inúmeras possibilidades: desenvolver o gosto pela leitura; testes de autoavaliação; jogos;  desafio da memoria.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br> aulas bem diversificadas e prontas, em ed. infantil, ens. fundamental e médio.

http://www.netdownloads.com.br/Listagem/102/1/software-educativo.html>; Com vários dowloads para baixar focando assuntos diversos: com destaque para o LEGO.



ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


http://www.storyjumper.com/ - É um recurso disponível na Web para as crianças, de modo especial para o ensino fundamental I, onde as crianças podem elaborar seus próprios livros. Com esse recurso é possível construir a capa, escrever texto, ilustrar cada página com os desenhos disponíveis na ferramenta ou procurar desenhos feitos pelas crianças e adicioná-los na história.


http://www.alzirazulmira.com criado e ilustrado por Kiki Hamann, brasileira que vive nos EUA. Alzira Zulmira vem a ser o nome da personagem e da dona oficial do site. O site é constituído de brincadeiras, charadinhas e adivinhas, ilusão de ótica, trava língua, brincadeiras de antigamente (amarelinha, chicotinho queimado, cabra cega, passa anel, três marias) e histórias. Uma boa pedida para nossa meninada, além do que o site é bem colorido e chama a atenção. Visite-o é um convite! As Verdades Verdadeiras de Alzira Zulmira lhe aguardam!

 www.cambito.com.br  O site, de ambiente bem chamativo e interessante, simula uma favela, seus moradores e alguns dos temas e discussões relevantes para a sociedade. Não esqueça você terá que subir o morro para encontrar as diversas atividades apresentadas, dentre elas, na parte de construir brinquedos, ensina-se como construí-los. No link da arte você poderá desenhar, colorir, criar e inclusive grafitar. Outros temas que você poderá trabalhar nesse site: Dengue, Pintando no Pedaço (Regiões do Brasil), Jogo do sistema Solar, Dica de economia, Ciclo da água, Aprenda brincando (quanto vive o lixo que você joga fora) e muitas outras atividades....Suba o morro, sem medo, e você verá!!!


MATEMÁTICA
- Site do Edumatec:

http://www.ojogos.com.br/search.html?search=jogos+de+matematica
existem vários jogos de Matemática e além desses possui jogos de lógica, tabuleiro e jogos de todas as outras disciplinas.

http://www.jogosdematematica.net/tabuada-de-multiplicar.html que trabalha a tabuada de forma simples e diferente da maioria dos jogos que encontramos na internet.

http://jogos360.uol.com.br/matematica/ também possui vários jogos online e alguns que podem ser baixados no computador. Existem alguns que trabalham mais de uma disciplina.




GEOGRAFIA

http://jogos360.uol.com.br/educacao_ambiental/
voltado para o ensino fundamental sobre educação ambiental"

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=588
quebra-cabeça de mapas (Brasil e Mundo)

http://www.estudamos.com.br/geografia_quiz/
perguntas e respostas de geografia para todas as idades


LÍNGUA INGLESA
educacao.uol.com.br/disciplinas/inglês

http://www.ego4u.com/en/ - nele são encontrados diversos jogos e testes online.

http://www.learn-english-online.org/ - aqui tem material de apoio para o professor e atividades que podem ser utilizadas em aula.

http://www.englishexercises.org/ - contém exercícios de língua inglesa.

http://www.englishforeveryone.org/ - um site bem legal, com explicações e atividades simples.

http://www.esl-galaxy.com/ - este traz tópicos gramaticais e atividades que podem ser desenvolvidas em aula.

http://www.eslbase.com/ - site bem completo, com exercícios e explicações de conteúdos.




ARTES
http://casthalia.com.br/index_por.html jogo em formato RPG que propicia um passeio pela história da arte.

http://www.googleartproject.com/ permite a visita virtual aos principais museus do mundo.



HISTÓRIA
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/triade/index.htm jogo que possibilita uma viagem pelo século 17 durante o período da Revolução Francesa.



LÍNGUA PORTUGUESA

http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos.php 
onde podemos trabalhar com nossos alunos nas aulas de Língua Portuguesa: fonologia, morfologia, semântica e sintaxe, por possuir vários exercícios com pequenas explicações sobre as respostas e também jogos no qual o aluno aprende de um jeito bem divertido fazendo com que seu aprendizado seja absorvido com total compreensão dos conteúdos. 

www.ludotech.eu/jogos-por-assunto/  onde os alunos podem exercitar seus conhecimentos “jogando” de uma forma bem descontraída e divertida, podendo sempre que necessário repetir os exercícios. O Ludo Tech possui também outros jogos didáticos que não estão voltados só para a área de Língua Portuguesa.

http://oaeducopedia.blogspot.com.br/ é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais onde os professores e alunos podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática em diversas áreas do conhecimento.


CIÊNCIAS









FORMAÇÃO 
PROJETO 250 ANOS DE GRAVATAÍ



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PREFEITO JOSÉ LINCK
SERVIÇO DE SUPERVISÃO ESCOLAR
PROJETO DA ESCOLA - PRIMEIRO SEMESTRE 2013

TÍTULO: 250 ANOS DE GRAVATAÍ
JUSTIFICATIVA:
“Juntos, cuidamos da cidade. Juntos, fazemos um novo futuro.”
O que faço na Escola para cuidar da minha cidade?
O que faço na Escola para melhorar minha vida?
O que sei da minha cidade?
Como vejo o meu bairro na cidade de Gravataí?
O que mais gosto na minha cidade?
OBJETIVO GERAL:
            Conhecer e valorizar a cidade de Gravataí.
ATIVIDADES: Descrição das atividades a serem desenvolvidas.           


PROFESSORAS E PROFESSORES

    A Escola desenvolverá dois projetos em 2013, um em cada semestre.
    No primeiro semestre o Projeto será sobre os 250 anos de Gravataí.
  Este assunto será trabalhado com os alunos em todas as turmas e disciplinas.
  Para isto está anexado neste blog o esqueleto do Projeto que cada professor/a deve completar e postar até o dia 25 de abril.
    Faremos a culminância do projeto dia 12 de julho manhã e tarde.
    Este projeto deverá fazer parte do Plano de Estudos do 1º e 2º trimestre e registrado nos cadernos de chamada.
   Solicitamos que todas as atividades, dentro do possível, sejam filmadas e/ou fotografadas para colocarmos em nossos relatórios, blog e facebook.

Equipe diretiva


OBSERVAÇÃO: Favor postarem seus comentários e sugestões diretamente no blog. 
     Pedimos também que encaminhem suas dúvidas ou sugestões sobre educação inclusiva no blog, para que possamos nortear o trabalho a ser desenvolvido sobre esta proposta.
O prazo para postagem é até 25/04/2013.


13 comentários:

  1. Muito rico e interessante as dicas doos sites .

    ResponderExcluir
  2. Trabalhos desenvolvidos na semana do aniversário de Gravataí:
    História do nome Gravataí,recorte e colagem da flor símbolo do município;;
    Comentários das primeiras pessoas do município, origem dos primeiros povodos;
    Criar cartazes sobre Gravataí antigamente e atualmente;
    Acróstico com a palavra Gravataí, palavras cruzadas,desenhos sobre Gravataí,
    Apresentar o mapa do município, seus limites, suas comunidades,o hino de Gravataí.
    Lúcia de Ávila Soares via e-mail SOE

    ResponderExcluir
  3. Prezados colegas!

    Em caso de dúvida, a tarefa consiste em explicitar o que já trabalharam e o que será trabalho sobre os 250 anos de Gravataí. Lembrando que este é o projeto do 1º semestre e que a culminância será dia 12/07/2013, com apresentação dos trabalhos.

    Devem portanto relacionar estas atividades e postá-las aqui mesmo, no blog, no espaço ADICIONAR COMENTÁRIO, a tarefa estará cumprida. Qualquer outra dúvida podem encaminhar para meu e-mail pessoal. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. ATIVIDADES:

    6º ano
    Língua Inglesa (professora Leide Macuglia)


    Gravataí, it’s nice to meet you.


    Vocabulary – Places of the city
    Grammar – Verb To Be

    Trabalhar os pontos turísticos de Gravataí, como a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, Colégio Dom Feliciano, o Prédio da Prefeitura Municipal, Capela Santa Cruz, o Museu Municipal Agostinho, o Casarão dos Fonseca e o Casarão dos Bina.
    Apresentar esses pontos turísticos através de imagens e vídeos do youtube.
    Contar a história, a origem e os locais onde esses pontos turísticos se encontram.
    Após, trabalhar o vocabulário em inglês destes locais, aplicando-os em frases.
    Avaliação: Fazer um desenho e escrever uma frase em inglês do ponto turístico que mais gostou, usando o “Verb To Be”.

    ResponderExcluir
  5. ATIVIDADES:

    7º ano
    Língua Inglesa (professora Leide Macuglia)


    Gravataí, it’s nice to meet you.


    Vocabulary – Places of the city
    Grammar – There To Be / Prepositions of Place
    Trabalhar os pontos turísticos de Gravataí, como a Igreja Matriz Nossa Senhoras dos Anjos, Colégio Dom Feliciano, o Prédio da Prefeitura Municipal, Capela Santa Cruz, o Museu Municipal Agostinho, o Casarão dos Fonseca e o Casarão dos Bina.
    Apresentar esses pontos turísticos através de imagens e vídeos do youtube.
    Contar a história, a origem e os locais onde esses pontos turísticos se encontram.
    Após, trabalhar o vocabulário em inglês destes pontos turísticos, indicando o local onde se encontram, utilizando as preposições de lugar.
    Avaliação: Escolher um ponto turístico e montar uma maquete, indicando o local em que ele se encontra através de frases em inglês, usando o “There To Be” e “Prepositions of Place”.

    ResponderExcluir
  6. ATIVIDADES:

    8ª série
    Língua Inglesa (professora Leide Macuglia)


    Gravataí, it’s nice to meet you.


    Vocabulary – Places of the city
    Grammar – Simple Past

    Trabalhar os pontos turísticos de Gravataí, como a Igreja Matriz Nossa Senhoras dos Anjos, Colégio Dom Feliciano, o Prédio da Prefeitura Municipal, Capela Santa Cruz, o Museu Municipal Agostinho, o Casarão dos Fonseca e o Casarão dos Bina.
    Apresentar esses pontos turísticos através de imagens e vídeos do youtube.
    Contar a história, a origem e os locais onde esses pontos turísticos se encontram.
    Após, trabalhar textos em inglês sobre a história de cada ponto turístico.
    Avaliação: Escolher um ponto turístico e montar um texto resumido sobre sua história, usando “Simple Past”.

    ResponderExcluir
  7. Projeto 250 ANOS DE GRAVATAÍ
    Professora: Rafaella Espindola
    Turma 42 Turno : TARDE

    Objetivo geral : Valorizar a cultura local,criando relações de identidade com a cidade morada.


    O propósito maior de nossas aulas é tornar o tema "250 DE GRAVATAÍ" o mais interessante possível ,dando aos educandos a oportunidade de explorar, refletir,criticar diariamente sobre diferentes temas tratados.
    Irei explorar principalmente a expressão e a oralidade , com textos diversos,trabalhando : Os primeiros habitantes da região( índios), a localização de Gravataí ( País , Estado , município e bairro ) , a importância do Rio Gravataí , os pontos turísticos , as cidades vizinhas ,entre outros.
    Atividades : Dinâmicas das frases ( o aluno deve responder se a frase é verdadeira ou falsa) ,localização no mapa do Rio Grande do Sul , ditados diversificados ( mudo, relâmpago, com imagens) , decifrar cartas enigmáticas , hora do conto ( AGUAPOWERS EM : A SALVAÇÃO DO GARRAZ! Marcio Rampi, A lenda da fonte do forno). O lixo: competição entre equipes para recolher o lixo pela escola , jogo de tabuleiro , tempo de decomposição. Trasformações nas paisagens : Gravataí antigamente e atualmente (cartaz). Zona rural e zona urbana , jogo de trilha no livro didático,produção textual. Para celebrar o dia do aniversário confeccionamos um cartão gigante ,onde todos os alunos escreveram um recadinho para sua cidade.
    Outras atividades: Entrevista no bairro , o que eu mais gosto na minha cidade, o que eu gostaria que tivesse em Gravataí, um lugar legal para visitar na cidade, o hino da cidade , a população , pratos da região , taxas de criminalidade , os lugares que eu conheço , o esporte ( Cerâmica Atlético Clube ) , nome da cidade .
    RAFAELLA ESPÍNDOLA via e-mail SOE

    ResponderExcluir
  8. Atividades trabalhadas na semana do aniversário de Gravataí e a serem trabahadas no decorrer do Projeto: "250 Anos de Gravataí.

    * História do nome de Gravataí.
    * Motivos para viver aqui na cidade
    - Fotos com depoimentos.
    - Cartazes.
    * Pontos turísticos da cidade.
    - Fotos.
    - Passeios.
    * Desenhos, maquetes da cidade, bairro e comunidade.
    * Acróstico da palavra: Gravataí.
    * Leitura de reportagens da cidade.
    * Separe as sílabas e classifique (palavras referentes a cidade).
    * Descubra a palavra (sílaba embaralhada)
    * Mapa do município, seus limites e suas comunidades, bairros.
    * Hino de Gravataí, Rio Grandense e Nacional.
    * Filmes.
    * Fotos.
    * Postagens.
    * Bandeiras.
    * Poderes governamentais (Prefeito, vereadores).
    * A importância do voto.
    * Produtos Cultivados.
    * Industrias.
    * Escolas municipais e estaduais do município.
    * Atividades esportivas do município.
    * Teatro.
    * Datas comemorativas.
    * Meios de transporte.
    * Centros de lazer do município.

    ELIZETE GUIMARÃES

    ResponderExcluir
  9. Turma 31 - 3º ano- Turno Manhã
    Professora Micheli
    Pelos 250 anos do Município de Gravataí:
    *Conhecemos um pouco da sua história;
    * Povo nativo e imigrante;
    * Transformações das paisagens;
    * Sua localização no mapa;
    *Noção de bairro, município, estado e país;
    * Pontos turísticos.
    Foram realizadas atividades com desenhos e produção escrita, percebendo o que mais gostam no município e o que desejam que possa melhorar. Assim cada aluno expressou de forma espontânea o que conhece do seu município e cada um problematizou o que, ao seu olhar, merece ser priorizado pelas autoridades municipais para que possa melhorar no município. Além dessas atividades, demais com observação de imagens dos pontos turísticos através de slides, significado do nome do município e de alguns bairros mais conhecidos através de produção textual, relação do nome da escola com a história do município, interpretação do hino, atividades com palavras deste, pesquisando significados no dicionário, separação de sílabas, destaque das palavras com R de diferentes sons(o que estávamos estudando no momento), observação da diversidade de etnias em sala de aula buscando na história o seu sentido, cálculo matemático sobre o ano de surgimento do município.

    MICHELI RAMOS via e-mail SOE

    ResponderExcluir
  10. IMPORTANTE!

    Continuem fazendo seus comentários, não estranhem se não entrar na hora, pois como o blog é da escola, é aberto também para postagem dos alunos e portanto passa pela moderação dos administradores para que nenhum conteúdo impróprio seja publicado. Portanto o comentário de vocês fica salvo aguardando a liberação dos administradores do blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada a todos que contribuíram com o blog e completaram o projeto "250 anos de Gravataí"

    ResponderExcluir
  12. PROJETO 250 ANOS DE GRAVATAÍ

    SÉRIE: 2º ANO
    TURMA: 22
    PROFESSORA: LENISE RAMOS FERREIRA

    OBJETIVOS
    • Conhecer a história do município.
    • Promover o reconhecimento do espaço em que vivem.
    • Trabalhar a localização da escola dentro da cidade.
    • Desenvolver o amor, respeito e cuidado com o bairro.

    METODOLOGIA
    Em comemoração aos 250 anos de Gravataí, estarei realizando um projeto na turma 22 que buscará conhecer um pouco mais o espaço onde vivem, seus pontos turísticos, origem do nome Gravataí, localização através do mapa.
    Será construído com eles um reconhecimento do bairro nesta atividade será realizada pesquisa com os familiares, e em sala de aula estaremos construindo gráficos representativos.
    Realizaremos uma leitura conjunta do Hino do município e faremos a ilustração do mesmo, como maneira de interpretar o que estamos lendo.

    ResponderExcluir
  13. OLA ADOREI ENCONTRAR MEU SITE LINKADO O EBM OLGA RUTZEN 2012 SOU RESPONSAVEL PELO LABORATORIO DE INFORMATICA DA ESCOLA A 7 ANOS E ESTE ANO ESTOU UTILIZANDO UM COM MEU NOME SE VC QUIZER LINKAR... OBRIGADA POR CONSIDERAR MEU TRABALHO UTIL...
    https://sites.google.com/site/profstaisinformaticapedagogica/

    ResponderExcluir