A palavra “férias” tem origem no latim feriae, que quer dizer “dias de descanso”. E descanso, para quem estuda – e também para quem trabalha –, é fundamental, para que as pessoas possam se dedicar ao que gostam de fazer com total liberdade, para que o cérebro funcione sem cobranças. Assim, de “cuca fresca”, todos voltam em melhores condições de aprender.
Por tanto, quando é possível pintar a escola, limpar cisternas e caixas-d’água, dedetizar e realizar pequenas obras sem atrapalhar as aulas? Nas férias, claro!
Aceita uma sugestão? Caia na folia e aproveite as férias também para aprender. É isso aí! Se você pensa que a gente só aprende na escola, está redondamente enganado! Podemos descobrir muitas coisas em outros ambientes e de maneiras diferentes. Soltando a imaginação com velhos amigos, conhecendo gente nova, nos unindo em torno de brincadeiras e objetivos em comum, aprendemos a ser mais prestativos, a cooperar mais uns com os outros, a perceber que as pessoas são diferentes e a respeitar essas diferenças.
Aproveite, também, para ter o seu tempo sozinho e pensar sobre tudo isso ou… Não pensar em nada! Afinal de contas, você está em férias!!!
(Texto originalmente publicado na CHC 154.)
Fonte:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/por-que-existem-as-ferias
0 comentários:
Postar um comentário