06 de Dezembro de 2018 às 11:32
Mais de 20 escolas do município participaram da solenidade
Alegria e emoção não faltaram na formatura de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd, realizada nesta quarta-feira, 05, no Aldeião. Ao todo, mais de 20 escolas, entre municipais e estaduais da cidade, estiveram presentes na solenidade.
O Proerd tem por objetivo desenvolver a prevenção, a violência e o uso indevido de drogas em escolas, usando métodos que priorizem a moral, os bons costumes e o modelo de vida saudável, ensinando as crianças e adolescentes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas e indiretas que as influenciarão a experimentarem drogas.
"O Proerd visa fortalecer dentro das escolas a resistência ao assédio do traficante, durante todo um semestre de encontros, de forma didática e pedagógica, com aulas estruturadas e instrutores capacitados. É uma prevenção primária e primordial", destacou o secretário para Assuntos de Segurança Pública - SMASP, coronel Flávio Lopes.
Para o comandante do 17º BPM, coronel Paulo César Balardim, "o Proerd consegue ir dentro das escolas e fazer com que todos saibam o perigo que são as drogas e o mal que elas trazem aos que entram nesse mundo. A prevenção é para diminuir o crime e para que cada um de vocês possa ser feliz".
"É um prazer estar aqui hoje e ver que 1.100 alunos fizeram um juramento de que não irão usar drogas, e serão também fiscalizadores dos seus amigos", salientou o vereador Bombeiro Batista.
Também estiveram presentes o vice-presidente do Sindilojas Gravataí Roberto Buzato; a coordenadora de Ensino da Guarda Municipal Cibele Bitelo; e o capitão do 17º BPM Ricardo Yadoya.
Histórico do Proerd
A Brigada Militar desde 1998 vem desenvolvendo o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas do estado, através de policiais militares voluntários. Foi iniciado no estado do Rio Grande do Sul no ano de 1998.
Atualmente a Brigada Militar conta com 550 instrutores do Proerd, que foram preparados para desenvolver o trabalho de prevenção nas escolas e na comunidade. O programa teve sua implantação em Gravataí em 1998, e já atendeu mais de 10.200 alunos da rede pública do município. Em todo o estado do Rio Grande do Sul já tem mais de 1 milhão de proerdianos.
_______________________________________________________
Texto: Larissa Mascolo / Edição: Cristine Luiza Schmidt
Texto: Larissa Mascolo / Edição: Cristine Luiza Schmidt
Imagens Relacionadas
0 comentários:
Postar um comentário